Sobre o filme "A pele que habito", de Pedro Almodóvar

Não posso imaginar história mais intrigante. Embora previsível, o final atiçou minha necessidade em perscrutar o que temos de humano, sobretudo na formação do gênero. Ao deparar o corpo que habitamos diante do espelho, podemos experimentar um estranhamento bizarro, ao se perguntar "quem é você?". Mas e quando temos auto-imagem bem definida, fronteiras existenciais consolidadas e linhas de tendência futuras a partir de um passado coerente? E se forçados a mudar radicalmente o que somos, transpostos em um outro corpo?

A imagem que me vem à cabeça é a da pobre criatura, insanidade do Dr. Frankestein, feito a partir retalhos de cadáveres, cujo corpo adotou um cérebro que somente poderia ser acometido pela barbárie. A criatura que não pede para existir em algum momento se volta contra o criador.

E qual a motivação para a gerar uma nova criatura? Provavelmente completar o próprio buraco, motivado pela vaidade em deter um ser inferior, porém amenizando o martírio da falta de um certo algo que o completa. Mesmo um ser perfeito não pode ser completo exatamente por não deter a imperfeição. E poder é tudo que um criador quer.

Um filme agonizante. Exterioriza as renegadas vísceras que compõe nossas almas. Não explora qualquer densidade da psiquê, suficientemente vislumbrado na pele, traduzindo nossa contínua impregnação desta casca que aceitamos como identidade acima do âmago. Casca de inebriantes odores quando a queimamos, e qual desejo maior senão este fogo que arde sem se ver? E quão ilusão maior a prepotência da completude?



Diretor: Pedro Almodóvar
Elenco: Antonio Banderas, Elena Anaya, Marisa Paredes, Jan Cornet, Roberto Álamo, Blanca Suárez, Eduard Fernández, José Luis Gómez, Bárbara Lennie, Susi Sánchez
Produção: Agustín Almodóvar, Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar, baseado no livro de Thierry Jonquet
Fotografia: José Luis Alcaine
Trilha Sonora: Alberto Iglesias
Duração: 133 min.
Ano: 2011
País: Espanha
Gênero: Suspense
Cor: Colorido
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: Buena Vista International / Canal + España / El Deseo S.A. / FilmNation Entertainment / Televisión Española (TVE) / World Cinema Fund
Classificação: 16 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário