Sobre o filme "O gato de botas"

O peso de uma amizade é mais leve que uma casca de ovo. É a maior das balelas a frase "para construir uma relação mil demonstrações são necessárias, mas para destruir basta uma". Se existe algo inerente ao homem é o erro. Na verdade, afirmo que errar é natural. Por tentativa e erro nascem as espécies, nascem as montanhas. A cada dia, o sol erra no horizonte permitindo a frágil lua despontar o que lhe rouba. Mesmo assim, o satélite errante segue sua própria trajetória, muitas vezes não se importando com seu fiel amigo que lhe fornece o brilho. Os grandes não se importam. São nobres e benfazejam a face destes que vivem a sua mercê e acreditam serem eles próprios deuses na condição de impor vida e morte.

Amigos são eternos, prevalessem à magoa, aos enganos. A amizade sobrevive à ira, à vingança. Bons amigos sempre tem o perdão na algibeira. Não cessam de sofrer pela ausência doída do amigo. O maior significado da dor se perpassa no amigo que observa o outro se afundar nas mentiras que acredita. Como sanar a fé torta? A convicção em planos mirabolantes que manipulam devaneios de ouro e matéria? Nem tocar os céus é suficiente para alimentar um ego ferido. E na falácia a buscar resposta nas pontas da rosa-dos-ventos se esquece que a verdade é mais simples do que o pretendido. Não está em palavras, nem em sopros... a verdade se encontra nos olhos, na leitura íntima que dois amigos fazem um do outro.

É difícil ser amigo em oposição de idéias. Por isso se investe no amor. Rosa arrogante, rubra, necessitada  do tato, da avidez de abraçar espinhos tão prazerosos. E assim buscamos nossas gatinhas, habilidosas, surpreendentes. Salvamos o que temos de passado, nossa vila, nossa mãe, nossos intentos. Sempre remontando a nós, neste jogo egocêntrico que mantém o parco conceito da identidade. E ficamos sozinhos nos bares, remoendo lembranças tenras e carcomendo nosso fígado com uma boa dose de leite sem deleite.

Mas no amigo sapiente não há demanda por mudá-lo, somente resta aceitação. Cravar a rosa no peito da fera é a deliciosa ambição de nos fazer vivos. E por um amigo vale morrer em redenção.

Seja amigo da rosa, eis a solução para amar e jazer feliz. Ame a rosa e aceite seus amigos. Confie, entenda a traição, deixe-o se redimir e aspire seu último suspiro como bravo amigo. Ele vai se acertar no final, pois amigos são eternos.

Reforço, a amizade está no último olhar.








Titulo Original: Puss in Boots

Gênero: Aventura, Animação e Comédia
Duração: 90 min.
Origem: Estados Unidos
Estreia: 09 de Dezembro de 2011
Direção: Chris Miller
Roteiro: Brian Lynch e David H. Steinberg
Distribuidora: Paramount Pictures
Censura: Livre
Ano: 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário