Paquera Socrática

SÓCRATES: - Olá, posso conversar com você?
XÂNTIPE: - Claro...
SÓCRATES: - Eu estava vendo você do outro lado da boite... mas antes de falarmos eu gostaria de tirar umas dúvidas...
XÂNTIPE: - Sim... pode falar - balbuciou.
SÓCRATES: - Se você fosse homem e estivesse com vontade de conhecer garotas na noite você procuraria as interessantes ou as desinteressantes?
XÂNTIPE: - As interessantes, ora!
SÓCRATES: - E se beleza for um dos critérios, você iniciaria pelas mais belas ou mais feias?
XÂNTIPE: - Pelas mais belas, creio.
SÓCRATES: - Mas e se as belas não forem com a sua cara? Você insistiria ou partiria logo para as feias?
XÂNTIPE: - Olha, dependeria da minha inspiração para puxar um papo.
SÓCRATES: - Então ainda que uma interessante e bela mulher, a princípio, seja antipática, dependendo do papo ainda seria possível a conquista?
XÂNTIPE: - Tem que ser muito bom de papo! Mas o cara possivelmente tem que ser interessante e bonito, partindo do mesmo princípio.
SÓCRATES: - Não é verdade que os homens são mais apegados à beleza?
XÂNTIPE: - Geralmente sim, mas tem mulheres que caem na noite para ganhar...
SÓCRATES: - Então, chegou a hora de definirmos o que é uma pessoa interessante.
XÂNTIPE: - Pois é!
SÓCRATES: - Veja, se algo causa interesse é porque remonta a algo do interessado, concorda?
XÂNTIPE: - Começou a falar difícil...
SÓCRATES: "Estou perdendo a batalha" - pensou. - Mas vamos lá. Algo que desperta interesse provavelmente vai nos retornar algo, certo?
XÂNTIPE: - Certo.
SÓCRATES: - Então quando queremos retorno de algo é porque desejamos esse algo.
XÂNTIPE: - Sim...
SÓCRATES: - E você concorda que nossos desejos dizem algo do que somos?
XÂNTIPE: - Concordo.
SÓCRATES: - Portanto, a escolha de uma mulher diz o que o rapaz é?
XÂNTIPE: - Nossa! Nunca tinha pensado nisso! Mas os caras sempre chegam em todas!
SÓCRATES: - Será porque eles não saibam o que são? - sorriu.
XÂNTIPE: - Você é engraçado...
SÓCRATES: - Mas se você fosse homem e ao abordar uma garota não conseguisse embrenhar uma conversa. Você não vai tentar uma próxima?
XÂNTIPE: - Claro! Se eu estiver com disposição para levar fora a noite toda... - sorriu.
SÓCRATES: - Mas eventualmente haverá alguém que queira conversar...
XÂNTIPE: - Tá certo, tudo bem.
SÓCRATES: - Então é natural que o homem faça várias tentativas?
XÂNTIPE: - Mas você acabou de falar que esses caras não sabem quem são! Estou confusa...
SÓCRATES: - Olha, se um rapaz chega em uma garota, ele identificou algo nela que o interessou. Se ele chegou em dúzias de garotas totalmente diferentes é possível que ele não tenha se identificado fortemente com nenhuma.
XÂNTIPE: - Agora sim.
SÓCRATES: - E se eu disser que depois de você não vou fazer nenhuma outra tentativa?
XÂNTIPE: - Eu sou a primeira da noite?
SÓCRATES: - Sim, como falei, eu fiquei só observando... e por um bom tempo.
XÂNTIPE: - E aí veio conversar?
SÓCRATES: - Isso!
XÂNTIPE:  Então você não vai sair atirando para tudo que é lado?
SÓCRATES: - Definitivamente não!
XÂNTIPE: - Você disse tudo isso para dizer que se interessou por mim?
SÓCRATES: - Por demais! - sorriu jocosamente.
XÂNTIPE: - Gostei... como você disse podemos começar a falar por agora...

texto em gestação...

Um comentário:

  1. Este texto me lembra um pensamento que me remoeu em Alfenas, visto a busca e o travamento dos diálogos dos jovens atuais... Naquele momento, eu disse para a empregada da república que se envolvera na festa dos estudantes: "Todos conversarão a noite toda e Ninguém dirá absolutamente NADA"

    ResponderExcluir